IRS: Englobo ou não englobo? (Estamos a falar de quê?)

Posted

 

RS: Englobamento – o que é isso?

O IRS está quase a chegar (faltam menos de 2 semanas). Neste momento já tem todos os dados, declarações, faturas e recibos de receitas e despesas para preencher o seu IRS. Já pouco pode fazer a não ser baralhá-los e organizá-los de forma a que possa receber o maior reembolso possível.

Com os mesmos rendimentos, reembolsos diferentes?

O mais extraordinário, é que com os mesmos rendimentos e despesas, dois casais diferentes com o mesmo número de filhos e os mesmos solteiros ou solteiras podem ter uma diferença de centenas ou até milhares de euros conforme as opções que escolhem quando preenchem o seu IRS. O segredo está na informação e conhecimentos que têm.

Na semana passada explicamos as vantagens de simular sempre a entrega em separado e em conjunto. Creio que ficaram com uma ideia clara da importância de fazerem isso.

Mas o que é o englobamento? É uma opção que as Finanças dão a todos os contribuintes de escolherem como querem contabilizar para o imposto os outros rendimentos que têm (fora do seu salário).

Isto é muito importante para quem tem:

  • Depósitos a prazo
  • Rendas de casa
  • Ações
  • Dividendos
  • Pensão de alimentos
  • Rendimentos do estrangeiro

Se tem algum destes rendimentos  pode receber mais dezenas, centenas ou até milhares de euros com uma cruzinha (ou várias, ou nenhumas, ou apenas uma em vários anexos do IRS).

Se não tem nenhum destes rendimentos, deve ver na mesma porque este ano ou nos próximos pode vir a ter e assim já pode fazer bem as coisas desde o início. Há declarações que convém pedir com tempo.

E se os seus pais, avós ou tios têm uma reforma pequena mas algum dinheiro no banco ou uma casa arrendada ? Vão talvez receber um subsídio de férias inesperado este ano ?

Quem sabe até, com multa, podem corrigir o IRS do ano passado? Informem-se junto dos eu contabilista ou numa repartição das finanças.

 

Saiba mais e acompanhe-nos em : www.gouteland.com